Como fazer a conversão de fogão de GLP para Gás Natural Anália Franco 11 3902-5938

Como fazer a conversão de fogão de GLP para Gás Natural Anália Franco você sabia que os fogões saem de fábrica prontos para serem usados com GLP – o gás de botijão? Se na sua casa você tem gás natural, aquele já encanado, vamos te contar como fazer a conversão do seu fogão de GLP para gás encanado.

como fazer a conversao do seu fogao de glp para gás encanado

Qual é a diferença entre GLP e Gás Natural?

GLP
GLP é a sigla para Gás Liquefeito de Petróleo, o que habitualmente chamamos de gás de botijão. Mais encontrado no Brasil, é um gás mais pesado, com a chama menos estável que o natural, mas também é mais fácil de ser armazenado e transportado.

Gás Natural
É o gás encanado, que vem direto da rua. Mais prático e seguro, pois você não precisa ter um botijão dentro de casa, ele deixa a chama do seu fogão mais forte e estável por causa da sua pressão. Esse tipo de gás é mais encontrado nas grandes cidades.

Por que converter?

Como cada tipo de gás tem uma pressão diferente, se o seu produto não for adaptado, ele pode ter a performance comprometida, com baixo rendimento do forno e dos queimadores, além de expor a sua casa a riscos.

Você que mora no bairro Anália Franco em São Paulo e precisa de um técnico profissional para realizar a conversão correta e técnica do seu fogão seja de qualquer marca ou modelo, chame a Conversão de Fogão SP.

Como fazer a conversão?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que conversão não é o mesmo que instalação. Ao receber o fogão, primeiro você deve fazer a conversão de GLP para GN e só depois a instalação.

qual tipo de gás

Para ambos os procedimentos, entre em contato com a Rede de Serviços e agende uma visita técnica. Por questões de segurança, é de extrema importância que a conversão e a instalação sejam feitas por um profissional autorizado. Nunca tente fazê-los por conta própria.

Na Fogão SP, após a compra do seu fogão, a mão de obra da conversão e da instalação tem um super orçamento com desconto. O kit de conversão é fornecido original da marca do seu fogão. Você pode adquirir o kit de instalação conosco ou adquirir à parte, existe várias lojas que vendem.

Se você ainda estiver na dúvida sobre qual é o gás da sua casa, entre em contato com a nossa central de atendimento e procure a conversão de gás do seu bairro Anália Franco em São Paulo.

Muitas dúvidas em relação a conversão de fogões são frequentes em nossos canais de atendimento.

  • Em qual posição devo colocar meu fogão?
  • Onde devo posicionar a mangueira de gás?
  • Quais as dimensões do nicho que devo utilizar?

Essas são algumas perguntas que surgem após receber nosso fogão, afinal é muito importante prezar pela qualidade do nosso produto para que dure bastante na cozinha.

Para isso temos alguns materiais que servem como guias que detalham todos os aspectos técnicos do produto e indicam boas práticas para melhor utilização.

Então, antes de converter e instalar seu fogão, consulte sempre um técnico especializado e experiente para sanar todas as dúvidas anteriores e realizar a conversão com apoio técnico para a conversão e instalação.

Todos os fogões fabricados no Brasil saem da fábrica para funcionar com GLP. Quando é necessário a transformação para Gás Natural, o serviço especializado deve fazer essa conversão.

Assistências especializadas podem fazer a conversão? Pode, mesmo caso das companhias de gás, mas deve sempre usar peças originais de cada marca de fogão para Realizar a conversão.

Para realizar a conversão, utilizam-se os chamados kits de peças que são específicos para cada modelo de fogão. Nestes kits, fornecidos pelos fabricantes, as peças já estão dimensionadas para que o fogão funcione adequadamente com o Gás Natural.

Jamais se deve colocar peças que não são específicas para aquele modelo ou fazer adaptações, como por exemplo, aumentar o diâmetro do furo do injetor com um broca, nem mesmo a pedido do cliente, pois toda responsabilidade é de quem faz o serviço.

Basicamente são as seguintes as peças que devem ser trocadas:

1) A ponteira de conexão do gás.

2) Os registros, pois a posição mínima (vazão mínima) para o gás natural é maior que do GLP.

3) Injetores, pois o diâmetro dos furos são maiores em comparação para uso com gás GLP. Lembrando mais uma vez, nunca aumente o furo de um injetor de gás GLP para trabalhar com gás Natural.

4) Ajustar regulagem de entrada do ar primário, pois deve ser bem menor em relação ao gás GLP. Verifique qual é a regulagem especificada pelo fabricante.

Exemplo de regulagem para queimador de mesa

regulagem fogao

Exemplo de regulagem para queimador de forno

ar primeiro forno

5) Dependendo do modelo do fogão, os tubos individuais de cada queimador também são trocados.

6) Conectar uma mangueira metálica do ponto de gás ao fogão.

A pressão do gás natural deve ser de 200mmca. Verifique se a pressão do gás está dentro dos valores especificados. Caso esteja fora, informe ao cliente para solicitar a companhia que fornece o gás o ajuste da pressão.

Após a conversão, verifique possíveis vazamentos, conforme explicado na Parte 1 do curso de fogões. Use um manômetro para verificar se ocorre queda de pressão e sempre utilize espuma de sabão para encontrar o vazamento.

Como descrito, não é um serviço muito simples de fazer, por isso sempre recomendo o serviço autorizado para realizar esse trabalho.